sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Argumentos Vazios e “Assustadores”



Ao perguntar a uma amiga em quem ela votaria, tive que me segurar na cadeira! Ela disse: “Vou votar no Serra porque a minha filha disse que recebeu um email dizendo que a Dilma matou um homem”. Bom, essa, confesso que foi nova para mim. Eu já tinha ouvido outras como “a Dilma vai implantar a ditadura no Brasil”, “a Dilma mata criancinhas”, “a Dilma vai se aliar a Chaves e, eu terei que lutar com um fuzil nas mãos”, dentre outras pérolas...

Mas, a “facada” da amiga não parou por aí, pois ela ainda teceu vários comentários assustadores com relação à política, como por exemplo: “Eu votei no Tiririca! Pois como ele falou, pior que tá não fica”.

Foi um trabalho e tanto, mas tive paciência de conversar, humildemente, sobre um pouquinho de história político-econômica, fazendo um paralelo entre o Governo FHC e Governo Lula. Enfim, acho que ela ainda está convencida de que a Dilma matou um homem.

Como se não bastasse ouvir esses comentários vindos de pessoas humildes, que não têm tempo nem condições para ir atrás das notícias, de ler bons livros ou boas revistas e conseguir chegar a uma conclusão própria com senso crítico; nesse período pré 2º turno, tive que ouvir comentários como aqueles supracitados, vindos de pessoas “cultas”, que têm acesso a toda e qualquer informação e que simplesmente vendam seus olhos para opiniões opostas a suas decisões já tomadas. Os argumentos são os mesmos, por incrível que pareça, pessoas inteligentes se dizem “bem informadas”, citam a fonte – um jornalismo tendencioso – e ainda inflam o peito para dizer “a elite pensante vota em Serra”.

Diante desse cenário, é triste perceber que muitos lêem ou ouvem dizer sobre algo e simplesmente aceitam a informação como verdade, sem sequer questionar outros pontos de vista, sem sequer procurar saber a fonte ou procurar entender o porquê da informação. E ainda pior, não se dão ao trabalho de recorrer à história. Os dados falam por si, não se faz necessário sequer “acreditar” ou “desacreditar” em algo.

É evidente, e mais triste ainda, que a campanha maior é a de desmoralização e desconstrução da imagem de Dilma, e pior, convence muitas pessoas. A liberdade de expressão está sendo deturpada através das inverdades, absurdas e infundadas. O que não conseguem perceber é que para o caminho da calúnia, da difamação, da violência verbal, não há diálogo e muito menos, democracia. 

2 comentários:

  1. Pior que tá não fica! é ótimo!
    Mas parece que se não escolhermos direito, pode ficar muuuuito ruim!
    E acho que todos nós queremos que o Brasil progrida!
    Por isso nesse segundo turno, votarei em Dilma!
    Não por ela ser uma coisa maravilhosa, porque eu acho que ninguém que está no poder agora é, na verdade ninguém aqui é, senão não estaríamos num planeta de provas e expiações!
    Mas estou votando no partido, pq tenho muito medo do que o PSDB pode fazer do nosso país! Do que ele vai vender, a primeira coisa que me vem em mente é a Petrobras que hoje é a segunda maior petroleira do mundo que a maior parte das ações é da União, imagina o Serra querer privatizar a nossa Petrobrás!
    Não, mas o pior mesmo é a campanha do Serra, porque eles mais se preocupam em denegrir a imagem da Dilma, do que falar de suas propostas!
    As propagandas na televisão são todas caluniosas em relção a Dilma, e não perdem tempo dizendo coisas do Serra, ele não é o homem do Bem?

    ResponderExcluir
  2. Não concordo com esse tipo de história para tentar mudar votos. Mas também acho que não da para defender cegamente um lado, até porque os dois lados estão usando as mesmas táticas.
    De um lado querem apelas para o passado da Dilma, dizendo que é bandida e tudo mais. Do outro querem dizer que o pior governo foi o do FHC e que assumindo o governo do Serra vai vender tudo que for estatal para dar o dinheiro aos ricos. Além disso temos um presidente que para fazer campanha diz que só estará disponível para assuntos do governo no período de expediente. Até onde eu sabia o presidente não tinha expediente. Então esses argumentos não são válidos para mim.
    Mas deixando minha posição aqui, vou votar na oposição pelos seguinte motivos:
    Primeiro porque acho o Serra mais competente. Não que ele seja a pessoa mais competente do mundo, mas acho ele mais preparado do que a Dilma.
    Segundo porque a esquerda já está no poder desde 2002. Acredito que um governo sem mudança de pensamento, além de ficar viciado, tende a se acostumar com a posição e "falcatruas" acontecem com mais facilidade. Posso dizer que sigo essa posição pois em 2002 votei no PT.
    E terceiro, e minha maior preocupação, porque a esquerda conseguiu maioria na Câmara e no Senado. Acho que sem um governo muito bem estruturado, uma posição tão favorável para aprovar qualquer tipo de projeto pode prejudicar mais do que ajudar. E esse terceiro ponto merece muita atenção.

    ResponderExcluir